ARTE E PROJETOS

Arte no Novo Pátio

Uma formação integral promove o conhecimento sobre a diversidade de expressão de uma sociedade, inclusive em suas formas artísticas.

Propiciar um repertório estético e oferecer atividades criadoras para desenvolver a sensibilidade, percepção e imaginação tanto para a confecção de objetos artísticos como para a apreciação de formas produzidas por outros, na natureza e em diferentes culturas, faz parte da proposta pedagógica do Novo Pátio, que valoriza a Arte como importante conjunto de conhecimento humano, histórico e essencial na formação escolar e na qualidade de vida de todos nós.

Assim sendo, trabalhamos com diferentes linguagens, englobando Artes Visuais, Música, Teatro e Dança, de forma interdisciplinar, agregando o uso de tecnologia nas três séries do Ensino Médio.

Ao produzir, apreciar e contextualizar o trabalho artístico, nossos alunos vão despertando para a própria cultura e para a cultura do outro, na contemporaneidade e em diferentes épocas. Dessa maneira, a Arte passa a ser compreendida como expressão e comunicação individual e coletiva, como forma de pensamento, de preservação e até mesmo de transformação de valores e sentimentos humanos, como meio de educar o olhar e ampliar a visão de mundo e a capacidade analítica e crítica.

Aprendizagem através de Projetos

O constante exercício de realizar tarefas em grupo favorece o desenvolvimento de habilidades imperativas para o século XXI: aplicar o conhecimento na resolução de problemas, planejar, avaliar e comunicar-se com diferentes públicos, trabalhar em equipe e lidar bem com a tecnologia.

Nos projetos desenvolvidos no Colégio Novo Pátio sejam eles voltados para a área ambiental ou para problemáticas referentes à própria escola, ao bairro ou à administração da cidade os alunos monitoram seu próprio desempenho e também a contribuição dada ao coletivo.

Tal proposta é permeada por questões éticas, pela busca do autoconhecimento e dá ênfase às relações sociais.

Assim, por meio da realização de projetos diferenciados, os alunos gradativamente se conscientizam de que o conhecimento obtido pelo seu esforço pessoal e coletivo será mais duradouro e eficaz e terá efeito multiplicador, na medida em que contribui para a vida social.