IDIOMA

Sabemos que aprender um idioma é mais do que aprender a língua em si. São portas e janelas que vão se abrindo para a compreensão de uma outra cultura, de formas diferentes de pensar, de ver o mundo, e com isso o crescimento pessoal torna-se significativo.

São muitos os alunos e as famílias que reconhecem a importância da aprendizagem de outros idiomas em nosso mundo globalizado e investem nesse sentido.

Escolas que oferecem o ensino de línguas estrangeiras e intercâmbios como diferenciais estão sintonizadas com as necessidades da contemporaneidade.

E, para aprender uma língua estrangeira, é preciso ter o máximo de contato com ela, mergulhando em seu universo de possibilidades, falando, escrevendo, praticando.

O desenvolvimento das habilidades referentes ao processo de aquisição da língua que está sendo estudada se concretiza através de atividades que envolvam o ouvir, falar, ler e escrever de forma eficiente, com a finalidade da comunicação.

No Novo Pátio, propomos um trabalho intenso na Língua Inglesa, com projetos bilíngues interdisciplinares e preparação para exames de proficiência.

Mas não nos esqueçamos: para aprender, é preciso disciplina, em sala e fora dela. Não se aprende um idioma sem dedicação às tarefas, sem esforço. Mas também há muita possibilidade de diversão nesse processo, como músicas, filmes e jogos, por exemplo. A seleção de material didático e a utilização de recursos tecnológicos apropriados, atividades cooperativas na língua estrangeira, com apresentações teatrais ou concursos, como de leitura, olimpíadas e tantas outras possibilidades são muito motivadoras, estimulam a aprendizagem e estão em nosso plano pedagógico.

Outros idiomas ainda estarão presentes em nossos cursos extracurriculares se houver interesse por parte dos alunos e famílias.

Aprender idiomas torna-se um privilégio se o aluno decide estudar no exterior, concorrer a bolsas, dando-lhe maiores condições de se tornar protagonista de suas escolhas. Ter a oportunidade de frequentar as salas de aula do mundo e ser cidadão deste mundo é poder contribuir e fazer a diferença para uma sociedade global melhor.