ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Se na infância a pergunta “o que você vai ser quando crescer?” desperta a imaginação, é durante o Ensino Médio que os jovens tomam uma importante decisão em suas vidas: que profissão seguir. Isso não quer dizer que uma vez feita a escolha, não existam mais possibilidades de mudança. No entanto, uma orientação profissional com acompanhamento individualizado ajuda os adolescentes em suas decisões.

A melhor orientação fundamenta-se no significado e no sentido do trabalho para o ser humano, e na relação da carreira escolhida com cada projeto de vida. Por isso, nossa proposta pedagógica é fundamentada no desenvolvimento do autoconhecimento e das habilidades de cada um de nossos alunos.

Por meio de projetos interdisciplinares, os estudantes têm contato com as profissões de seu interesse, informações sobre a estrutura dos cursos, possibilidades de desenvolvimento, análise do contexto social e econômico em que determinada atividade se insere, assim como as várias opções de carreira e percursos que cada atividade possibilita.

PROJETO ESCOLHA

Com relação à escolha profissional, além da boa preparação oferecida para enfrentar os processos seletivos para ingresso em curso superior e de dinâmicas vocacionais que proporcionamos aos alunos, os educadores do Novo Pátio estão em movimento contínuo para estimular a curiosidade dos jovens a fim de que conheçam não só profissões e profissionais da atualidade como também as condições de trabalho e prováveis profissões do futuro, diante de um quadro de mudanças aceleradas e uso de alta tecnologia.

Para esse processo, contamos com um programa que conscientiza e prepara os jovens para a necessidade do aprender a aprender e continuar aprendendo sempre, ou seja, para uma formação continuada ao longo da vida.

Nesse caminhar, promovemos palestras, entrevistas, pesquisas e estudos de meio, envolvendo profissionais experientes mas também aqueles em início de carreira, que tiveram determinada formação mas atuam em outro ramo no mercado de trabalho, pessoas que mudaram suas opções ao longo da vida e estudantes que estão em cursos universitários e, portanto, têm uma visão profissional diferenciada.

Dessa maneira, com uma ampla gama de informações, ao final do ciclo, terão as melhores condições para decidirem sobre suas próprias trajetórias.