EVENTOS E PROJETOS CULTURAIS

SEMANA LITERÁRIA

Nossa Semana Literária homenageia um escritor diferente a cada ano. A idéia é aprofundar os conhecimentos sobre autores consagrados de vários contextos históricos, ampliando o repertório cultural dos alunos, professores, funcionários e famílias. Ao lê-los, nossa comunidade se depara com vários estilos, expressões e particularidades de cada escritor. Na Semana Literária já foram homenageados: Tatiana Belinky, Guimarães Rosa, Mario Quintana, Arnaldo Antunes, Marina Colasanti, Monteiro Lobato, entre outros.

- Algumas das atividades realizadas na Semana Literária:
- Contação de Histórias;
- Reescrita de contos e poesias;
- Desenhos, pinturas e expressões artísticas sobre o autor;
- Painéis informativos;
- Exibição de filmes e vídeos.

MOSTRA CULTURAL

A Mostra Cultural é uma oportunidade de compartilharmos com a comunidade alguns dos trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano letivo. O aluno é protagonista e mostra seu trabalho de diversas formas: tocando e cantando, recitando, discutindo e montando seus trabalhos no espaço expositivo.

Esse evento é um marco da ação educativo-cultural porque:
- Reúne trabalhos de várias áreas do conhecimento;
- Traz temas relevantes para a ampliação cultural dos alunos e da comunidade, como tecnologia, meio ambiente, arte e ciência, entre outros, integrando alunos de diferentes faixas etárias;
- É uma oportunidade para os pais conhecerem o processo educativo escolar de seus filhos e também de outros alunos da escola.

A Mostra Cultural é um evento grande e complexo, pois está atrelado ao planejamento curricular e é resultado de meses de estudo e dedicação de alunos e professores de várias áreas do conhecimento.

PALCO ABERTO

É um evento que visa incentivar a expressão das diversas linguagens artísticas e culturais dos alunos e da comunidade.

O Palco aberto é um evento realizado em parceria com a Escola Projeto Vida. Participam os alunos do Ensino Médio do Novo Pátio e do Fundamental (a partir do 3º ano) da Projeto Vida, e membros da comunidade escolar de ambas as instituições ( pais, funcionários, ex-alunos, parentes e amigos).

Cantar, dançar, apresentação de bandas, recitar poemas, esquetes teatrais, crônicas, vídeos etc A ideia é valorizar também a cultura popular brasileira, o resgate da memória de grandes compositores e intérpretes.