ENEM

Os processos seletivos, em especial os vestibulares, são relativamente dinâmicos. As universidades e faculdades estão permanentemente aprimorando seus métodos de seleção e o Novo Pátio está sempre atento a qualquer novidade que surja nesse caminho.

Cada instituição tem uma proposta específica de seleção, podendo ser muito distintas em sua estrutura básica, por exemplo, sendo composta apenas com questões objetivas (testes) ou também apresentando questões dissertativas. Algumas focam em disciplinas que julgam prioritárias, atribuindo peso maior para elas e outras chegam até a dispensar algumas matérias.

Compreender essas estruturas e desenvolver a estratégia adequada para enfrentá-las é tão importante quanto o conhecimento e as competências desenvolvidas ao longo do ciclo escolar.

Em nossa proposta, cada aluno do Colégio Novo Pátio é orientado com precisão sobre a característica dos processos que optar por participar.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), inicialmente um exame não obrigatório destinado em parte à autoavaliação dos alunos que concluíam o ensino médio, passou a ser utilizado pelas universidades federais e por algumas universidades e faculdades privadas como um processo seletivo, um vestibular. Para que isso fosse viável, foi necessário introduzir grandes modificações na estrutura da prova, o que culminou por transformá-lo em um dos mais difíceis vestibulares, dependendo da carreira, instituição e curso escolhido pelo candidato.
Ele é baseado em competências, como a capacidade de levantar hipóteses e possibilidades de resolução sobre situações problema, elaboradas dentro dos mais variados contextos.

No Novo Pátio, essas competências são trabalhadas diariamente, desenvolvendo o uso do raciocínio hipotético dedutivo, apoiado na capacidade de análise e interpretação das diversas linguagens, na capacidade de comparação e argumentação frente às várias áreas do conhecimento.

Além desses cuidados, também realizamos uma série de simulados, abrangendo os principais processos seletivos.

DESTAQUES