EQUIPE

EQUIPE

DIREÇÃO

MARLENE DESIDÉRIO

Formada em Pedagogia e Letras pela USP, concluiu Mestrado na mesma instituição, em 2004, com o tema Ensino-Aprendizagem de Idiomas. Participou de curso de extensão universitária da UNESP, de diferentes grupos de estudo sobre os processos de ensino-aprendizagem em diferentes áreas, e de especialização e aperfeiçoamento para coordenadores na Alemanha (Landesinstitut für Schule Bremen e Goethe Institut München), além de diferentes Congressos, nacionais e internacionais.

Professora de Português e Alemão, atuou na rede pública e particular. Colaborou por muitos anos na criação, revisão, tradução e adaptação de jogos educativos. Atuou por mais de 10 anos como atriz e dirigiu vídeos institucionais. Acompanha alunos em viagens ao exterior há cerca de 20 anos. Escreve para jornais e revistas da Zona Norte. Com mais de 30 anos de vivência em Educação, foi coordenadora de área, idiomas, segmento e geral, além de orientadora educacional. Atualmente exerce o cargo de diretora pedagógica.

ÉDER MELGAR

GESTOR DE RELACIONAMENTO E COORDENADOR DE PROCESSOS SELETIVOS

Formado em Geologia e Geografia pela USP. Atua como educador há mais de 30 anos. Foi professor na rede pública e particular e em cursos preparatórios para ENEM e Vestibulares. Na TV Cultura, participou do programa Vestibulando por mais de uma década. Trabalhou como articulista para o jornal Folha de São Paulo, caderno FOVEST, especializado em Vestibulares, de 1990 até início de 2000.

Desde 1998 é coordenador do Curso Intergraus e palestrante em escolas de Ensino Médio, como Santa Cruz, Porto Seguro, Dante, Móbile, Castanheiras, Lourenço Castanho, Nossa Senhora das Graças, Rio Branco, Maria Imaculada (Chapel School), Graduada (Graded School), Nossa Senhora do Morumbi, entre outras, discorrendo sobre a temática Vestibulares e ENEM.

REGIANE APARECIDA MOYA VILCHES

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Formada em Matemática pelo Mackenzie, e pós graduada em Ciências pela Universidade São Judas, concluiu curso de complementação pedagógica de Administração Escolar de Iº e IIº Graus. Atuando há mais de 30 anos na área da Educação, exerceu cargos de professora de Matemática na rede pública e particular e de coordenadora e diretora pedagógica, na rede particular. Participou de Congressos e cursos de aperfeiçoamento.

Acredita que o papel coordenadora pedagógica tem extrema importância no ambiente escolar, tendo em vista que promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos. Sua atuação também busca assegurar que novas práticas educacionais, tais como a aplicação das metodologias ativas (ensino híbrido e sala de aula invertida) seja uma constante no Colégio Novo Pátio, proporcionando que o aluno seja protagonista no processo ensino-aprendizagem.


PROFESSORES



BIANCA SANCTIS

PROFESSORA DE BIOLOGIA E BIOTENCOLOGIA

Além de bacharel e licenciada em Biologia pela USP, possui em sua formação diversos cursos na área de educação inclusiva. Professora há mais de 20 anos com ampla experiência em colégios, cursos pré-vestibulares e pré-vestibulinhos.Também trabalhou com projetos na área de educação ambiental e manejo de espécies em risco de extinção.



CLAUDIO SOUZA BEHR

PROFESSOR DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, DESAFIOS MATEMÁTICOS, EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE NEGÓCIOS

Preparar os alunos para os vestibulares mais exigentes é um dos objetivos do Colégio Novo Pátio. Essa também é a especialidade do Cláudio Behr, nosso excepcional professor prodígio de Física e Matemática, que desenvolveu programas de coaching para vestibular e já preparou muitos estudantes para universidades do exterior. Ele entrou na Politécnica da USP com apenas 16 anos, começou a lecionar em cursinhos aos 18 e foi docente em duas edições da Olimpíada Internacional de Física.



DANIELLE CORRÊA DOS SANTOS

PROFESSORA DE ESPANHOL E PRODUÇÃO TEXTUAL

Quem fala espanhol consegue se comunicar com mais de 500 milhões de pessoas! A professora Danielle Corrêa é formada em Letras – Português/Espanhol, pós-graduada em Direção Teatral e em Arte - Crítica e Curadoria; já esteve no Chile e Uruguai e também é autora de livros didáticos. Com ela os alunos aprendem en menos que canta un gallo, que dizer, num piscar de olhos!



GABRIEL FOGANHOLO

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E TREINAMENTO DESPORTIVO

Educação Física não é apenas “mexer o corpo e cuidar do físico”. É a célebre frase: "Mente sã, corpo são!". Buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente é uma escolha para viver com qualidade. Gabriel, professor de educação física traz essa nova perspectiva sobre a matéria, fazendo os alunos quebrarem paradigmas e irem muito além do jogar por jogar. Ele se formou em 2017, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e é pós graduando em Educação Física escolar, também pela FMU. Além disso é atleta e técnico da Seleção Brasileira de Tchoukball, tendo passagens por diversos países e campeonatos internacionais como Mundial na Áustria e Malásia. Panamericanos no Uruguai, México e Argentina.



JOÃO ANTONIO A. FERREIRA

PROFESSOR DE FÍSICA, AÇÃO AMBIENTAL, GEO (GRUPO DE ESTUDOS ORIENTADO), ORIENTADOR EDUCACIONAL E PROJETO DE CULTURA DE INOVAÇÃO

Uma das ciências mais antigas, a Física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade. As aulas do professor João trazem uma proposta pedagógica inovadora, apoiada no uso de tecnologias, metodologias ativas, projetos interdisciplinares e cultura maker. João estudou física na Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializou-se em Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza (UGF) e Gestão Ambiental (Estácio de Sá), em 2018, concluiu a licenciatura em matemática no Centro Universitário Claretiano.



NATÁLIA CRISTINA BARBOSA ALVES

PROFESSORA DE QUÍMICA, EXPERIÊNCIAS EM LABORATÓRIO E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Quem estuda com a nossa professora de Química logo se encanta pelo olhar diferenciado sobre a composição das substâncias, assim como características dos materiais e outras propriedades que nem imaginamos estarem ao nosso redor. Para admirar ainda mais os fenômenos químicos, basta possuir um espírito curioso e investigador! Despertar essa curiosidade e mostrar “além do que se vê” é o que motiva na preparação de cada aula. Natália é graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e mestre em Ensino de Química e Ciências na Universidade Federal do ABC (UFABC). Em sua experiência trabalhou em cursinhos pré-vestibulares e colégios, buscando trazer atualidades sobre esta ciência e suas tecnologias. No Novo Pátio, leciona nas disciplinas de Química, Laboratório de Ciências e TCC.



PEDRO FICOTTO CENTURIONE

PROFESSOR DE HISTÓRIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA DA POLÍTICA BRASILEIRA E CINEARTE

Formado em História e também em Relações Internacionais. Pós Graduado pela FESP (Escola de Sociologia e Política) em Estudos Brasileiros. Diversos cursos de extensão realizados sendo alguns como "A História do Negro no Brasil" pela USP e "História do Cinema Brasileiro" pelo MIS (Museu da IMagem e do Som). Experiência de intercâmbio e trabalho no México possuindo espanhol e inglês fluentes. O estudo da História é fundamental para o ser humano. No Novo Pátio buscamos não somente a excelência acadêmica mas também expandir os alunos culturalmente (livros, filmes, documentários e trabalhos científicos) para que possam atingir grande capacidade de análise crítica e reflexão sobre o desenvolvimento do ser humano.



SOLANGE MICK

PROFESSORA DE INGLÊS E PREPARAÇÃO PARA EXAMES INTERNACIONAIS NA LÍNGUA INGLESA

O intercâmbio de culturas é fundamental para formar cidadãos que vão tranformar o mundo. Para a Solange Mick, o outro lado desse mundo fica logo ali. Nossa professora de inglês tem 25 anos de experiência, é pós-graduada em Língua e Literatura Inglesa, especialista em Tradução e examinadora do Cambridge para os níveis First (FCE), Advanced (CAE) e Proficiency (CPE). That´s enough? Not yet! Solange também morou no Canadá, Inglaterra e Irlanda e já atuou em programas de intercâmbio e ELT.



TANIA MAYA

PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA, NEUROMÚSICA E ORIENTADORA EDUCACIONAL

Literatura e Língua Portuguesa são os principais meios de comunicação de nossos jovens com o mundo. Expressar-se através da arte, dominar a linguagem para tornar clara sua voz no mundo, apropriar-se de diferentes formas de ler esse mesmo mundo para construir uma sociedade mais justa são os objetivos das aulas da Profª Tânia Maia. Formada em Magistério e em Letras, sua trajetória percorreu todas as séries do processo de ensino-aprendizagem, da Ed. Infantil ao Ens. Médio, o que lhe trouxe uma detalhada visão sobre o desenvolvimento cognitivo e psicossocial dos educandos. Por trabalhar muitos anos como artista da música e do Teatro, Tânia traz para a sala de aula a dinâmica dos processos criativos, tendo sempre em mente a importância de encantar os alunos para uma aprendizagem mais significativa. Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Tânia Maya está se especializando em dificuldades, distúrbios e transtornos de aprendizagem.



ULYSSES MELO CARVALHO

PROFESSOR DE GEOGRAFIA E ATUALIDADES

Compreender o movimento do mundo e auxiliar os jovens a ter uma visão crítica sobre o que ocorre no espaço. Este é o objetivo da geografia e das aulas do Prof. Me. Ulysses Melo Carvalho. Bacharel e licenciado em Geografia desde 2008, ano em que iniciou sua carreira como docente e desde então vem ensinando através de aulas onde o diálogo e o debate são os objetivos para o processo de ensino-aprendizagem. Apaixonado por pesquisa tornou-se mestre em Geografia em 2013 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e desde 2019 vem desenvolvendo seu doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Universidade de Brasília trazendo uma discussão filosófica existencialista para a Geografia através do debate patrimonial.



VITOR PONTES

PROFESSOR DE ARTE, DESIGN E MARKETING CONTEMPORÂNEO

"Uma das principais tarefas da arte sempre foi criar um interesse que ainda não conseguiu satisfazer totalmente." (Walter Benjamin). Essa é a proposta do ensino de arte no Colégio Novo Pátio com o professor Vitor Pontes, desbravar às diversas linguagens artísticas e ressignificar os processos criativos da arte. Doutorando em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista - UNIP em co tutela pela Universidade do Porto - UP, Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela UNIP (2017), com pesquisas voltadas para os campos da Comunicação, Antropologia Urbana, Estética de Moda, História da Arte, Cenas Musicais e Culturas Juvenis (não-hegemônicas), dialogando com os Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos. É também Pós-graduado em História da Arte/Teoria e Crítica pela FPA (2018), e em Jornalismo Cultural pelo FMU (2014). Graduado em Artes Visuais pela CEUCLAR (2016), e em Design de Moda pela UNIBAN (2012). Professor Efetivo de Graduação em cursos de Comunicação Social, onde também atua como professor de Extensão Universitária desenvolvendo jovens para a vida profissional (Jovem Aprendiz), Professor Colaborador de Pós-Graduação em cursos nas áreas do Design, Moda e História da Arte, e Professor/Pesquisador Colaborador na área de Cultura, com projeto dedicado a inclusão de imigrantes e refugiados. Membro dos Grupos de Pesquisa: UrbeSom (UNIP), Juvenália (ESPM), e MusiMid (UNIP/USP), onde atua no comitê de organização de congressos internacionais.



WILLIAM ROLDERICK S. V. VASCONCELOS

PROFESSOR DE FILOSOFIA, ÉTICA, AÇÃO SOCIAL, RELAÇÕES INTERPESSOAIS E APRENDENDO A VIVER NA CIDADE

Platão dizia que “a orientação inicial que alguém recebe da educação também marca sua conduta ulterior”. O Colégio Novo Pátio e o Wiliam Vasconcelos concordam 100%! Graduado pela PUC-SP e participante de simpósios e seminários internacionais, nosso professor encoraja o pensamento criativo, oral e escrito através da Filosofia, ampliando o repertório argumentativo que gera caminhos alternativos e inovadores.