PROJETO ESCOLHA

O compromisso do Novo Pátio vai além do espaço escolar, daí a nossa preocupação não só com o período em que os jovens têm vivências na própria instituição, como com as escolhas que farão para a vida, fora do colégio, no presente e para o seu futuro.

Assim, o Projeto Escolha tem como objetivo auxiliar o aluno no processo de autoconhecimento, identificando em si aptidões, habilidades e sua própria vontade e condições para superar dificuldades em virtude de seus desejos pessoais e profissionais.

O desenvolvimento de habilidades como flexibilidade, proatividade, autonomia, resiliência e criatividade está sempre em pauta em nosso cotidiano no Novo Pátio, pois as consideramos tão valiosas para a formação como os conteúdos.

Com relação à escolha profissional, além da boa preparação oferecida para enfrentar os processos seletivos para ingresso em curso superior (vide ícone específico no site) e de dinâmicas vocacionais que proporcionamos aos alunos, os educadores do Novo Pátio estão em movimento contínuo para estimular a curiosidade dos jovens a fim de que conheçam não só profissões e profissionais da atualidade como também as condições de trabalho e prováveis profissões do futuro, diante de um quadro de mudanças aceleradas e uso de alta tecnologia.

Para esse processo, contamos com um programa que conscientiza e prepara os jovens para a necessidade do aprender a aprender e continuar aprendendo sempre, ou seja, para uma formação continuada ao longo da vida.

Nesse caminhar, promovemos palestras, entrevistas, pesquisas e estudos de meio, envolvendo profissionais experientes mas também aqueles em início de carreira, que tiveram determinada formação mas atuam em outro ramo no mercado de trabalho, pessoas que mudaram suas opções ao longo da vida e estudantes que estão em cursos universitários e, portanto, têm uma visão profissional diferenciada.

Dessa maneira, com uma ampla gama de informações, ao final do ciclo, terão as melhores condições para decidirem sobre suas próprias trajetórias.