EQUIPE

Currículos resumidos dos educadores que conduzirão o Colégio Novo Pátio:

DIREÇÃO

Marlene Desidério

Formada em Pedagogia e Letras pela USP, concluiu Mestrado na mesma instituição, em 2004, com o tema Ensino-Aprendizagem de Idiomas. Participou de curso de extensão universitária da UNESP, de diferentes grupos de estudo sobre os processos de ensino-aprendizagem em diferentes áreas, e de especialização e aperfeiçoamento para coordenadores na Alemanha (Landesinstitut für Schule Bremen e Goethe Institut München), além de diferentes Congressos, nacionais e internacionais. Professora de Português e Alemão, atuou na rede pública e particular. Colaborou por muitos anos na criação, revisão, tradução e adaptação de jogos educativos. Atuou por mais de 10 anos como atriz e dirigiu vídeos institucionais. Acompanha alunos em viagens ao exterior há cerca de 20 anos. Escreve para jornais e revistas da Zona Norte. Com mais de 30 anos de vivência em Educação, foi coordenadora de área, idiomas, segmento e geral, além de orientadora educacional. Atualmente exerce o cargo de diretora pedagógica.

Éder Melgar

Formado em Geologia e Geografia pela USP. Atua como educador há mais de 30 anos. Foi professor na rede pública e particular e em cursos preparatórios para ENEM e Vestibulares. Na TV Cultura, participou do programa Vestibulando por mais de uma década. Trabalhou como articulista para o jornal Folha de São Paulo, caderno FOVEST, especializado em Vestibulares, de 1990 até início de 2000. Desde 1998 é coordenador do Curso Intergraus e palestrante em escolas de Ensino Médio, como Santa Cruz, Porto Seguro, Dante, Móbile, Castanheiras, Lourenço Castanho, Nossa Senhora das Graças, Rio Branco, Maria Imaculada (Chapel School), Graduada (Graded School), Nossa Senhora do Morumbi, entre outras, discorrendo sobre a temática Vestibulares e ENEM.

PROFESSORES



Guilherme Canto

Educar através da arte é uma das formas de desenvolver as competências socioemocionais do aluno do Colégio Novo Pátio. O professor Guilherme Canto é especialista em Linguagem da Arte pela USP e arte-educador no teatro, dança e artes visuais há 15 anos. Ele também dirige grupos de teatro estudantil e participa de um núcleo de improvisação. Com o Guilherme, os alunos desenvolvem pelo menos duas habilidades fundamentais na vida: a ampliação da visão de mundo e a capacidade de expressão.



Danielle

Quem fala espanhol consegue se comunicar com mais de 500 milhões de pessoas! A professora Danielle Corrêa é formada em Letras – Português/Espanhol, pós-graduada em Direção Teatral e em Arte - Crítica e Curadoria; já esteve no Chile e Uruguai e também é autora de livros didáticos. Com ela os alunos aprendem en menos que canta un gallo, que dizer, num piscar de olhos!



Solange Mick

O intercâmbio de culturas é fundamental para formar cidadãos que vão tranformar o mundo. Para a Solange Mick, o outro lado desse mundo fica logo ali. Nossa professora de inglês tem 25 anos de experiência, é pós-graduada em Língua e Literatura Inglesa, especialista em Tradução e examinadora do Cambridge para os níveis First (FCE), Advanced (CAE) e Proficiency (CPE). That´s enough? Not yet! Solange também morou no Canadá, Inglaterra e Irlanda e já atuou em programas de intercâmbio e ELT.



Fabius

Ampliar o repertório cultural dos alunos para ampliar a capacidade de comunicação (“tornar comum”) dos nossos alunos é o foco do professor Fabius em suas aulas. Docente há mais de vinte anos em colégios, cursos preparatórios e faculdades ligadas de diferentes cursos da USP nos câmpus de Ribeirão Preto, Piracicaba e na Capital. Valoriza a imersão nos diferentes períodos e escolas literárias e a relação que que o contexto histórico, político, religioso e social tem com a produção artística e literária a cada estudo realizado. Assim é possível também ampliar a relação com as ferramentas linguísticas, interpretar e produzir diversificados gêneros de textos.

Fabius estudou letras na Unesp, especializou-se em “Jornalismo contemporâneo”(Metodista), e estudou o mestrado (ECA) e doutorado (FFLCH) na Universidade de São Paulo.



Thandara

Biologia é vida e aprender é experimentar. As aulas da Thandara são uma mistura de conhecimento e de muita mão na massa, tanto em sala quanto em laboratório. Nossa professora e mestra em Ciências e Microbiologia pela USP conhece bem o perfil do estudante do Ensino Médio e tem aquela habilidade toda especial de despertar o olhar investigativo dos alunos, fazendo com que eles aprendam pela curiosidade e por vontade própria!



Thiago Rosati

Se tem uma matéria presente em tudo o que existe, é a Química! Quem estuda com o Thiago Rosati entende melhor o mundo ao redor porque sabe que ela é uma ciência do cotidiano. Nosso expert em Química para a vida é mestre pela USP, professor há mais de 15 anos, docente em cursos pré-vestibulares e um dos fundadores do canal “Química em Minutos”, do Youtube.



Willian

Platão dizia que “a orientação inicial que alguém recebe da educação também marca sua conduta ulterior”. O Colégio Novo Pátio e o Wiliam Vasconcelos concordam 100%! Graduado pela PUC-SP e participante de simpósios e seminários internacionais, nosso professor encoraja o pensamento criativo, oral e escrito através da Filosofia, ampliando o repertório argumentativo que gera caminhos alterativos e inovadores.



Cláudio Behr

Preparar os alunos para os vestibulares mais exigentes é um dos objetivos do Colégio Novo Pátio. Essa também é a especialidade do Cláudio Behr, nosso excepcional professor prodígio de Física e Matemática, que desenvolveu programas de coaching para vestibular e já preparou muitos estudantes para universidades do exterior. Ele entrou na Politécnica da USP com apenas 16 anos, começou a lecionar em cursinhos aos 18 e foi docente em duas edições da Olimpíada Internacional de Física.



Carlos Sobrinho

As ciências humanas devem, numa época como a nossa de tecnicismo, recolocar o ser humano em toda a sua amplitude no centro das discussões. Para mim, uma aula de História, bem como de Sociologia, deve proporcionar saberes aos educandos de tal forma que possam buscar por si sua emancipação.

Prof. Carlos possui licenciatura em História (Centro Universitário Claretiano), Filosofia (Universidade do Sagrado Coração) e bacharelado, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).



Dárcio Argento

A Geografia é uma ciência que busca articular as humanidades com a natureza, uma análise do concreto e do abstrato. Uma complexidade. Para o professor Dárcio é tudo isso e mais: um estilo de vida e uma ferramenta poderosa para compreender o mundo. Graduado em História e Geografia, atualmente mestrando no departamento de Geografia Humana da USP. Pesquisa temas relacionados com a produção do espaço e saúde mental. Já atuou por alguns anos em cursos pré-vestibulares orientando a produção textual para redações, mantendo conexão com temas relevantes da atualidade.



Marcella Pugliesi

Não é segredo para ninguém que falantes da língua inglesa tem portas abertas na carreira profissional e a professora Marcella usa de sua vivência , formada na Martin College Embassy CES , Austrália e Letras. Já esteve nos EUA(Califórnia, Nevada, Florida) por duas vezes ,Egito, Nova Zelândia ,países os quais se comunicou em inglês .Ministra suas aulas em inglês e incentiva que seus alunos pratiquem durante e fora da sala de aula. Motivada pelas novas tecnologias e a lousa interativa para criar interações na sala de aula. Outras áreas de interesse são o teatro, cursara desde os 8 anos de idade,(escola Creage e Macunaíma) dirigiu e escreveu peças em inglês para crianças. Além de dedicar estudos paralelos à pesquisa de variedades fonéticas e sotaques na língua inglesa com o intuito de melhorar a compreensão dos alunos que se deparam com esses desafios .Trabalha também com a vertente europeia CLIL , a qual ensina tópicos como ciências, matemática , geografia , filosofia , história entre outros na inglesa.