EQUIPE

Currículos resumidos dos educadores que conduzirão o Colégio Novo Pátio:

DIREÇÃO

Marlene Desidério

Formada em Pedagogia e Letras pela USP, concluiu Mestrado na mesma instituição, em 2004, com o tema Ensino-Aprendizagem de Idiomas. Participou de curso de extensão universitária da UNESP, de diferentes grupos de estudo sobre os processos de ensino-aprendizagem em diferentes áreas, e de especialização e aperfeiçoamento para coordenadores na Alemanha (Landesinstitut für Schule Bremen e Goethe Institut München), além de diferentes Congressos, nacionais e internacionais. Professora de Português e Alemão, atuou na rede pública e particular. Colaborou por muitos anos na criação, revisão, tradução e adaptação de jogos educativos. Atuou por mais de 10 anos como atriz e dirigiu vídeos institucionais. Acompanha alunos em viagens ao exterior há cerca de 20 anos. Escreve para jornais e revistas da Zona Norte. Com mais de 30 anos de vivência em Educação, foi coordenadora de área, idiomas, segmento e geral, além de orientadora educacional. Atualmente exerce o cargo de diretora pedagógica.

Éder Melgar

Formado em Geologia e Geografia pela USP. Atua como educador há mais de 30 anos. Foi professor na rede pública e particular e em cursos preparatórios para ENEM e Vestibulares. Na TV Cultura, participou do programa Vestibulando por mais de uma década. Trabalhou como articulista para o jornal Folha de São Paulo, caderno FOVEST, especializado em Vestibulares, de 1990 até início de 2000. Desde 1998 é coordenador do Curso Intergraus e palestrante em escolas de Ensino Médio, como Santa Cruz, Porto Seguro, Dante, Móbile, Castanheiras, Lourenço Castanho, Nossa Senhora das Graças, Rio Branco, Maria Imaculada (Chapel School), Graduada (Graded School), Nossa Senhora do Morumbi, entre outras, discorrendo sobre a temática Vestibulares e ENEM.


REGIANE APARECIDA MOYA VILCHES - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Formada em Matemática pelo Mackenzie, e pós graduada em Ciências pela Universidade São Judas, concluiu curso de complementação pedagógica de Administração Escolar de Iº e IIº Graus. Atuando há mais de 30 anos na área da Educação, exerceu cargos de professora de Matemática na rede pública e particular e de coordenadora e diretora pedagógica, na rede particular. Participou de Congressos e cursos de aperfeiçoamento. Acredita que o papel coordenadora pedagógica tem extrema importância no ambiente escolar, tendo em vista que promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem, estabelecendo de forma saudável, as relações interpessoais entre os envolvidos. Sua atuação também busca assegurar que novas práticas educacionais, tais como a aplicação das metodologias ativas (ensino híbrido e sala de aula invertida) seja uma constante no Colégio Novo Pátio, proporcionando que o aluno seja protagonista no processo ensino-aprendizagem.







PROFESSORES



CLAUDIO SOUZA BEHR - professor de Matemática

Preparar os alunos para os vestibulares mais exigentes é um dos objetivos do Colégio Novo Pátio. Essa também é a especialidade do Cláudio Behr, nosso excepcional professor prodígio de Física e Matemática, que desenvolveu programas de coaching para vestibular e já preparou muitos estudantes para universidades do exterior. Ele entrou na Politécnica da USP com apenas 16 anos, começou a lecionar em cursinhos aos 18 e foi docente em duas edições da Olimpíada Internacional de Física.



DANIELLE CORRÊA DOS SANTOS - professora de Espanhol

Quem fala espanhol consegue se comunicar com mais de 500 milhões de pessoas! A professora Danielle Corrêa é formada em Letras – Português/Espanhol, pós-graduada em Direção Teatral e em Arte - Crítica e Curadoria; já esteve no Chile e Uruguai e também é autora de livros didáticos. Com ela os alunos aprendem en menos que canta un gallo, que dizer, num piscar de olhos!



DARCIO ANTONIO ARGENTO - professor de Geografia e Atualidades

A Geografia é uma ciência que busca articular as humanidades com a natureza, uma análise do concreto e do abstrato. Uma complexidade. Para o professor Dárcio é tudo isso e mais: um estilo de vida e uma ferramenta poderosa para compreender o mundo. Graduado em História e Geografia, atualmente mestrando no departamento de Geografia Humana da USP. Pesquisa temas relacionados com a produção do espaço e saúde mental. Já atuou por alguns anos em cursos pré-vestibulares orientando a produção textual para redações, mantendo conexão com temas relevantes da atualidade.



ÉRIKA BERNARDO VIANNA - professora de Artes

Trabalho com Arte e Educação há 17 anos, com oficinas Teatrais, Orientação de Grupos e Aulas de Artes Visuais e Teatro em Colégios e renomados institutos de Educação, como Instituto Paulo Freire e Instituto Sou da Paz, entre outros. Sou formada em Jornalismo, Pedagogia e Artes (nas linguagens cênicas e plástica). Considero fundamental no meu trabalho conciliar as linguagens de maneira que dialoguem entre si.



FÁBIO REIS GONÇALVES - professor de Educação Física





GABRIEL FOGANHOLO - professor de Educação Física



JOÃO ANTONIO A. FERREIRA - professor de Física e Projetos - Cultura de Inovação

Uma das ciências mais antigas, a Física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade. As aulas do professor João trazem uma proposta pedagógica inovadora, apoiada no uso de tecnologias, metodologias ativas, projetos interdisciplinares e cultura maker. João estudou física na Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializou-se em Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza (UGF) e Gestão Ambiental (Estácio de Sá), em 2018, concluiu a licenciatura em matemática no Centro Universitário Claretiano.



JOSÉ CEZAR ALVES FONSECA - professor de História e Sociologia

Vivemos o auge da Revolução Industrial. A Globalização e a comunicação suprimiram as distâncias e muitas barreiras. Porém, para entendermos as mudanças e os comportamentos devemos investigar, pesquisar, ler, estudar, e refletir sobre essas transformações para então podermos opinar. Cabe a Sociologia e a História, juntamente com outras disciplinas elucidar o educando para o desenvolvimento de seu protagonismo. Professor César é formado em Ciências Humanas pela Universidade Metropolitana de Santos e pós-graduado em Prática de Ensino pela PUC. Trabalha com metodologias ativas com destaque para a arte/educação. Leciona há 20 anos em escolas particulares e cursos pré-vestibulares.



MARCELLA P. CAÇADOR - professora de Inglês

Não é segredo para ninguém que falantes da língua inglesa tem portas abertas na carreira profissional e a professora Marcella usa de sua vivência , formada na Martin College Embassy CES , Austrália e Letras. Já esteve nos EUA(Califórnia, Nevada, Florida) por duas vezes ,Egito, Nova Zelândia ,países os quais se comunicou em inglês .Ministra suas aulas em inglês e incentiva que seus alunos pratiquem durante e fora da sala de aula. Motivada pelas novas tecnologias e a lousa interativa para criar interações na sala de aula. Outras áreas de interesse são o teatro, cursara desde os 8 anos de idade,(escola Creage e Macunaíma) dirigiu e escreveu peças em inglês para crianças. Além de dedicar estudos paralelos à pesquisa de variedades fonéticas e sotaques na língua inglesa com o intuito de melhorar a compreensão dos alunos que se deparam com esses desafios .Trabalha também com a vertente europeia CLIL , a qual ensina tópicos como ciências, matemática , geografia , filosofia , história entre outros na inglesa.



NATÁLIA CRISTINA BARBOSA ALVES - professora de Química

Quem estuda com a nossa professora de Química logo se encanta pelo olhar diferenciado sobre a composição das substâncias, assim como características dos materiais e outras propriedades que nem imaginamos estarem ao nosso redor. Para admirar ainda mais os fenômenos químicos, basta possuir um espírito curioso e investigador! Despertar essa curiosidade e mostrar “além do que se vê” é o que motiva na preparação de cada aula. Natália é formada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e atualmente está concluindo mestrado em Ensino de Química e Ciências na Universidade Federal do ABC (UFABC). Em sua experiência trabalhou em cursinhos pré-vestibulares e colégios, buscando trazer atualidades sobre esta ciência e suas tecnologias.



PRISCILA M. TAKATS - professora de Produção Textual

Escrever bem não é fácil, são necessários empenho, dedicação e orientação adequada no projeto de um texto. Preparar estudantes para que tenham um bom desempenho, não apenas nos vestibulares e no ENEM, mas também em sua vida acadêmica e profissional, independente da área escolhida, é uma tarefa instigante. Para a professora Priscila, ter esta responsabilidade exige um trabalho pontual, principalmente nos três últimos anos escolares. Especialista em Educação Especial pela UNESP de Marília. Professora de Português e de Espanhol da Escola Waldorf Francisco de Assis. Professora de Português da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Profª Madre Lucie Bray, da Prefeitura de São Paulo. Tradutora do livro de Dorina de Gouvêa Nowill “E eu venci assim mesmo...”, pela Editora Totalidade. Autora do material didático virtual de Espanhol dos Ensinos Fundamental II e Médio da GALILEULABS - Maestro Assessoria Educacional. Ministra palestras e cursos de formação para professores e para alunos de Pedagogia e de Licenciatura. Desenvolve currículos flexibilizados para alunos da educação especial, dando assessoria em escolas.



SOLANGE MICK - professora de Inglês

O intercâmbio de culturas é fundamental para formar cidadãos que vão tranformar o mundo. Para a Solange Mick, o outro lado desse mundo fica logo ali. Nossa professora de inglês tem 25 anos de experiência, é pós-graduada em Língua e Literatura Inglesa, especialista em Tradução e examinadora do Cambridge para os níveis First (FCE), Advanced (CAE) e Proficiency (CPE). That´s enough? Not yet! Solange também morou no Canadá, Inglaterra e Irlanda e já atuou em programas de intercâmbio e ELT.



TANIA MAYA - professora de Língua Portuguesa



THANDARA GARCIA RAVELLI - professora de Biologia

Biologia é vida e aprender é experimentar. As aulas da Thandara são uma mistura de conhecimento e de muita mão na massa, tanto em sala quanto em laboratório. Nossa professora e mestra em Ciências e Microbiologia pela USP conhece bem o perfil do estudante do Ensino Médio e tem aquela habilidade toda especial de despertar o olhar investigativo dos alunos, fazendo com que eles aprendam pela curiosidade e por vontade própria!



WILLIAM ROLDERICK S. V. VASCONCELOS - professor de Filosofia, Ética e relações interpessoais.

Platão dizia que “a orientação inicial que alguém recebe da educação também marca sua conduta ulterior”. O Colégio Novo Pátio e o Wiliam Vasconcelos concordam 100%! Graduado pela PUC-SP e participante de simpósios e seminários internacionais, nosso professor encoraja o pensamento criativo, oral e escrito através da Filosofia, ampliando o repertório argumentativo que gera caminhos alternativos e inovadores.