SOBRE NÓS

O COLÉGIO NOVO PÁTIO

Em 2015, um grupo de educadores reuniu-se por um mesmo ideal: construir um Ensino Médio na Zona Norte que tivesse como marca uma proposta humanista, que inspirasse os alunos a dedicarem-se e a valorizarem os estudos como ferramenta para a construção de seus projetos de vida.

Essa reunião prosperou, viabilizando um desejo antigo das mantenedoras da Escola Projeto Vida: implantar o Ensino Médio. Os educadores que se juntaram a elas trazem em sua bagagem muita experiência no segmento de Ensino Médio, quer seja na sala de aula, na coordenação e direção de renomadas escolas e também na coordenação de excelentes cursos preparatórios para o vestibular.

Desde então, esse projeto tem sido escrito, desenhado, debatido, discutido e concretizado, abrindo as portas em 2018.

Somos cinco educadores motivados para que o Colégio Novo Pátio complete o processo da Educação Básica, iniciada na Escola Projeto Vida, fortalecendo e favorecendo o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, permitindo dessa forma aos alunos inserirem-se no mundo social, acadêmico e profissional com um excelente desempenho.

POR QUE NOVO PÁTIO

Escolher o nome de um filho é tarefa importante. Mães e pais sabem disso. Ao idealizarmos um novo colégio de Ensino Médio, queríamos um nome que transmitisse nossas ideias e ideais. Um nome que carregasse em si a essência do projeto. Não por acaso, Novo Pátio.

A palavra pátio vem do verbo latino patere (estar aberto, exposto, manifestar-se, tornar-se evidente) e refere-se a um espaço aberto no centro de um complexo arquitetônico para iluminar e arejar os recintos internos. Seu significado remete ainda à versatilidade e ao conceito de relacionamento. Relacionar-se com outros, com o mundo ao redor, com a natureza e seus climas. Presente também na sociedade grega, em que o pátio era espaço de debates e troca de saberes, de aprendizados.

É assim que enxergamos o colégio: como um espaço versátil, dialético, para aprender e ensinar, que se coloca aos jovens como possibilidade de relacionamentos, de se manifestarem, arejarem e iluminarem as próprias ideias e o mundo ao redor.

Bem-vindos ao nosso Novo Pátio!