DIFERENCIAIS

Assim como nos propomos a auxiliar nossos jovens na construção de seus projetos de vida e sua identidade através do autoconhecimento, imprimimos ao Novo Pátio características que traduzem princípios educacionais nos quais acreditamos, abrindo também espaço para o diálogo com a comunidade.

Dessa forma, ações de inserção na realidade em que estamos inseridos, compreendendo o funcionamento da administração do bairro, da cidade, do estado e do país, é uma das bandeiras que diferenciará o Novo Pátio das demais instituições de ensino.

Também a convicção de que a orientação de estudos e de que oportunizar a aprendizagem entre os pares é fator de crescimento pessoal e coletivo, nos faz optar por oferecer esses momentos de maneira planejada dentro de nosso colégio com o programa GEO (Grupos de Estudo Orientado).

Além disso, a consciência de que vivemos em um mundo globalizado em que oportunidades no exterior, ou mesmo em nosso país, exigem o domínio da língua oficial da comunicação internacional, o inglês, nos levou à decisão de enfatizar o aprendizado e a fluência no idioma, oferecendo uma prática intensa da língua inglesa. O Novo Pátio já nasce com uma carga horária de 1400 horas, como previsto nas novas diretrizes para o Ensino Médio, que, no entanto, não delimitam prazo para que as escolas se adequem a esse quesito.

Com tal proposta, temos condições de organizar uma matriz diferenciada, que dialoga com as necessidades de nossos alunos e nossa comunidade, adequando projetos que serão desenvolvidos em módulos e que abrangerão temas como meio ambiente, preparação para o universo do trabalho, com equilíbrio entre profissão e vida pessoal, primeiros socorros, voluntariado, autonomia para morar sozinho, organização financeira, entre outros que possam ser sugeridos pelos alunos, colaboradores e comunidade escolar como um todo.